A “Fita-Escapulário” da Sagrada Face de JESUS



O Escapulário da Sagrada Face é a mesma Medalha da Sagrada Face

Em maio de 1938, a Virgem Santíssima mostrou (em visão a Pierina) um Escapulário com a SAGRADA FACE DE JESUS morto. (com os dizeres: SENHOR, FAZ RESPLANDECER A VOSSA FACE SOBRE NÓS e no outro Escapulário estava uma HÓSTIA e em volta estava escrito: SENHOR FICAI SEMPRE CONOSCO.)

     Nossa Senhora lentamente aproximou-se e lhe disse. “Escuta bem e transmita ao teu confessor que este Escapulário é uma arma de defesa, escudo de fortaleza e penhor e Misericórdia que JESUS quer dar ao mundo nestes tempos de sensualidade e de ódio contra DEUS e sua igreja.

São poucos os verdadeiros Apóstolos. É necessário um Remédio Divino e este Remédio é a FACE DE MEU MEU FILHO.

Todos que usarem este Escapulário, e sendo-lhes possível cada Terça-feira visitar o SANTÍSSIMO SACRAMENTO fazendo “Uma Hora Santa“. para reparar os ultrajes que recebeu e continua recebendo o MEU FILHO, cada dia SANTÍSSIMO SACRAMENTO EUCARÍSTICO, serão fortificados na Fé, estarão prontos para defendê-lo e hão de suportar todas as dificuldades internas e externas. Além disso, morrerão serenamente sob o olhar de MEU FILHO”

 Semanas depois. JESUS veio, apareceu e Disse: “Quero que MINHA FACE seja honrada com uma festa própria na Terça-feira da quinquagésima(terça-feira de carnaval) e que esta Festa seja preparada por uma Novena durante a qual todos os fiéis façam Comigo reparação”. 

A partir de 15/03/1957 o Papa aprovou a propagação da Medalha e a Festa. Em 10/01/1959 o Papa João XXIII concedeu a mesma licença em todo Brasil.

O “Escapulário da Sagrada Face” é um sinal,  da expressão do amor de DEUS, descido à humanidade pelas Mãos da Virgem Maria em sua aparição à Irmã Pierina.

Em um diálogo doce e materno a Virgem Santíssima mostra o modelo do “Escapulário” e o revela com as Graças anexas aos que o recebem com fé.

 

É dádiva  enviada para nós da Altíssima morada de DEUS,  diretamente do Céu.

Do Trono de DEUS, Ele nos envia a própria pessoa da Virgem Maria, ela que é Filha de DEUS PAI, Mãe de DEUS Filho e Esposa do Espírito Santo a nos comunicar com humildade e simplicidade o desejo de DEUS Altíssimo para a humanidade.

 

O primeiro “Escapulário”, foi tecido e impresso no Paraíso,  de lá a Virgem o trouxe em suas Santas Mãos.

Ao revelá- lo à Irmã Pierina, as santas palavras que a Virgem Santíssima pronuncia ,  ela as transmite tal qual como ouviu diretamente de DEUS , portanto acolhendo e dando importância ao pedido do Céu, dedicamos obediência e amor a DEUS.

Seguindo ao encontro do Senhor que nos busca, contribuímos para a expansão do seu reino em nós e no mundo inteiro.

 

Ao acolhermos o “Escapulário” nos inclinamos juntamente com a Virgem Santíssima em presença do Deus todo poderoso dizendo-lhe: “Faça-se em mim, segundo a tua vontade.”

 

Sabemos que o “Escapulário”  é substituído pela “Medalha” que segundo a “revelação divina” tem as mesmas graças, e nos disse a Virgem Maria a respeito: “Resta-nos divulgar ainda mais!”

Ao levar a medalha consigo, ela exprime em resumo a Humanidade sofrida e crucificada de JESUS, seu Sangue derramado, Suas Chagas e sua Vitória na gloriosa Ressurreição.

É um meio de evangelização; as Graças da Sagrada Face de JESUS são derramadas aos que avistam a Medalha.

Só de olhar muitos poderão contemplar, através do Devoto que a usa.

A Graça contemplativa que está presente na “Medalha da Sagrada Face”  nos guia ao penhor mais precioso : a reverência ao “Santíssimo Sacramento,” a devoção da “Medalha”, é um caminho que aponta e introduz  o devoto no seio Eucarístico de JESUS CRISTO, pois uma das faces da Medalha é a Imagem da Eucaristia com seus raios triunfantes e gloriosos.

Quanto a Santa Medalha, devemos usar quando?, apenas em algum dia específico?

-Diáriamente e constantemente, com o desejo de levar na alma a Divina Imagem para a eternidade.

Ao levarmos a Medalha , elevamos também em silêncio a DEUS o nosso coração em silenciosa adoração.  Portanto a Medalha torna-se sinal de Paz e vitória.

 “

A FITA-ESCAPULÁRIO DA SAGRADA FACE DE JESUS

O desejo de usar a “Fita-Escapulário”  brota do íntimo do coração da pessoa, que é tocada por um convite interior.

Por amor deseja  corresponder  a DEUS seu Eterno Senhor que será honrado e exaltado no trono do coração.

A Fita-Escapulário, lembra- nos pois que, revestidos por Cristo e sendo templo vivo do seu Espirito Santo, daremos  o fiel testemunho de amor a DEUS  e aos irmãos.

E seremos do numero daqueles que ao menos por um pouco ,acompanha a Virgem Maria indo ao encontro do Divino Filho JESUS no caminho do Calvário.

Acolher a Fita-Escapulário  é  um ato espontâneo de fé e amor brotados de um ardente desejo de estar com Nosso Senhor JESUS CRISTO e revestir- se Dele plenamente. 

Vemos alguns fiéis com a  Fita-Escapulário, nas Missas, reuniões e encontros diversos.

Eles, os Devotos,  tornam- se testemunhas da Santa Devoção, evangelizam em silêncio e difundem a Sagrada Face irradiando sua luz e fulgor a todos os que estão presentes onde ela é manifestada.

 

A Fita-Escapulário é um “sacramental” . A graça de usar com fé é uma forma de convidar em silencio os irmãos á contemplação e ao convívio do amor e esplendor emanados da Sagrada Face de JESUS

 

 

Quanto a “Fita Escapulário”

A imposição dela é pelas Sagradas mãos do Sacerdote, que representam as do próprio Cristo, com as orações no “Livro: Ritual das bênçãos”.

 

Quando podemos usar a Fita?

-Nas Celebrações, momentos de oração, nas datas e Festa da Sagrada Face de JESUS, ou em qualquer ocasião visto que ao recebê- la e usá- la,  renova- se o propósito Batismal que é universal e eterno.

 

Poderíamos refletir sobre nossas disposições e propósitos cristãos no Apostolado,  ao receber a “Fita-Escapulário” :

 

 -Ter Devoção à Sagrada Face de Jesus 

– Se consagrar à Sagrada Face de Jesus

-Contemplação diária da Sagrada Face de Jesus

-Participar da Festa da Sagrada Face anual (Festa de Carnaval)

-Fazer a Novena Solene em preparação para a Festa.

-Fazer visita e reparação ao Santíssimo Sacramento nas Terças feiras

-Trabalhar ou rezar pela divulgação do Apostolado

-Rezar o Terço da Sagrada Face diariamente

-Meditar a Via Sacra nas Sextas-feiras

-Levar consigo a Santa Medalha da Sagrada Face

-Participar da Santa Missa Dominical, ou diariamente, se puder.

-Confessar-se.

Ó meu JESUS, lançai sobre nós um olhar de misericórdia!
Volvei Vossa Face para cada um de nós, como fizestes à Verônica, não para que A vejamos com os olhos corporais, pois não o merecemos.
Mas volvei- a para os nossos corações, a fim de que, amparados sempre em Vós, possamos haurir nesta fonte inesgotável, as forças necessárias para nos entregarmos ao combate que temos que sustentar. Amém.
Senhor, mostrai-nos a Vossa Face e seremos salvos!”